Notícias

Contestações judiciais de tributos

27/03/2022

Contestações judiciais de tributos crescem e já equivalem a 75% do PIB

O valor envolve processos administrativos e judiciais das esferas federal, estadual e municipal. Não há situação igual em nenhum país do mundo em que o contencioso ultrapasse a metade do PIB, diz o consultor tributário Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal

Com a reforma tributária constantemente postergada, o Brasil segue entre os campeões mundiais em complexidade tributária, o que ajuda a aumentar o estoque de processos judiciais entre fisco e contribuintes. Conforme estimativa mais recente, do fim de 2020, o contencioso tributário administrativo e judicial brasileiro é de R$ 5,4 trilhões, o equivalente a 75% do PIB daquele ano. Há ações na Justiça que se arrastam por 20 anos ou mais.

O valor envolve processos administrativos e judiciais das esferas federal, estadual e municipal. Não há situação igual em nenhum país do mundo em que o contencioso ultrapasse a metade do PIB, diz o consultor tributário Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal. Segundo ele, há cerca de 80 milhões de processos em tramitação.

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte abaixo citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.
Fonte:https://www.dinheirorural.com.br/contestacoes-judiciais-de-tributos-crescem-e-ja-equivalem-a-75-do-pib/
 Voltar

Fone: (41) 3018 -1516 - E-mail: atendimento@jfam.com.br